Você provavelmente já escutou aquela famosa frase que diz “você é o que você come”, certo?
Uma alimentação saudável vai muito além da manutenção de peso, ela melhora o viço da pele e cabelos, dá força, previne doenças e auxilia na saúde bucal.
O açúcar, por exemplo, torna o pH da boca mais ácido facilitando a proliferação de bactérias e aumentando a acidez do meio. Doenças como gengivite e cárie são causadas pela proliferação dessas bactérias. Logo, o açúcar é algo a ser consumido com moderação na dieta.
Assim como alguns alimentos auxiliam na limpeza da cavidade oral, como frutas e verduras fibrosas, que exigem maior mastigação, aumentando a salivação e, com o auxílio do atrito, faz com que impurezas presas entre os dentes acabem saindo. Alimentos como cenoura, aipo (salsão) e maçã são ótimas para fazer essa limpeza. Mas fique de olho, estas auxiliam, mas não substituem uma boa escovação e o uso do fio dental!
O cálcio, encontrado no leite, iogurte, queijos, brócolis, couve, folhas de beterraba e peixes, mesmo que não vá ser fixado nos dentes, trás uma série de benefícios ao corpo. Já a vitamina A presente em vegetais escuros como rúcula, espinafre e almeirão. Ajuda na ativação da queratina, que protege o esmalte dos dentes, estando presente na formação da película adquirida. A vitamina D encontrada na gema de ovo, peixes, leite e derivados também ajudam na fixação do cálcio.
Conclusão sobre uma alimentação saudável e saúde bucal é…
Investir em uma alimentação saudável traz benefícios para o corpo, traz mais disposição para o dia a dia e contribui para um sorriso bonito. Sem dúvida a saúde começa pela boca! Por isso, mais do que apostar na higiene bucal, invista em uma alimentação rica em nutrientes. O corpo e o sorriso agradecem!
Por: Dr. Marcelo Totti
– CRO-RS 21291
– Mestre Especialista em Cariologia Dentística