
Os dentes de leite ou decíduos possuem exatamente a mesma estrutura dos permanentes: eles têm esmalte, dentina, polpa (nervo) e raiz. Essas estruturas, assim como nos dentes permanentes podem ser afetadas pela cárie, uma infecção, causada por bactérias que formam placas e vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e pode levar à necessidade de tratamento de canal.
Mas se são dentes de leite por que tratar o canal?
O tratamento de canal se faz necessário porque a manutenção dos dentes de leite é necessária. As crianças têm dentes de leite que as acompanharão até cerca dos 13 anos e necessitam deles para mastigação, deglutição, fala, entre outras funções.
Além do mais, estes dentes servem como um guia para a erupção dos dentes permanentes, e sua perda precoce pode vir a ocasionar problemas futuros na dentição permanente. Também é necessário levar em conta que a infecção da polpa de um dente de leite pode gerar lesões na ponta de sua raiz, em íntimo contato com o germe dentário do dente permanente e esse quadro pode levar a alterações no dente permanente que está em formação, portanto o tratamento dessas lesões é extremamente importante.
Na Odontoplan contamos com especialistas em odontopediatria, para realizar o tratamento odontológico das crianças e orientá-las a como cuidar dos seus dentes.
Por: Odontoplan Especialidades
Para você saber mais sobre a cárie dentária, clique na imagem abaixo. Faça seu cadastro e acesse o nosso ebook sobre o assunto.