
A perda dos dentes não afeta apenas a estética de um sorriso, ela também interfere na posição dos dentes e prejudica a função mastigatória. Outro fato importante é que a perda de dentes de leite tem impacto direto na dentição permanente e também na qualidade de vida das crianças.
Muito mais do que uma falha estética, quando ocorre a perda de um elemento dentário, seja por trauma, doença cárie ou doença periodontal, uma peça de uma complexa engrenagem é perdida. Os dentes fazem parte de um complexo sistema chamado de sistema estomatognático, responsável pela fala, mastigação e deglutição. Assim, a perda de um dente pode provocar um desequilíbrio no sistema de movimentação dos dentes, e vir a resultar em problema estético (dentes tortos), problemas na fala e diminuição da força mastigatória.
Quando tratamos da perda dos dentes de leite, além do trauma para as crianças, deveremos lidar com uma possível posição incorreta dos dentes permanentes, pois eles são “guiados” pelas raízes dos dentes de leite. Ainda, quando a causa da perda de um dente de leite é a cárie, lesões muito profundas podem causar a infecção dos canais e essas podem ter reflexos nos dentes permanentes que podem ser desde manchamentos até falhas estruturais mais complexos.
Na Odontoplan, contamos com profissionais capacitados para ajudar você a preservar a saúde dos seus dentes, bem como especialistas em próteses e implantes dentários para solucionar os casos em que já houve a perda dentária. Além de especialistas em odontopediatria e ortodontia para que se possa manejar com excelência os casos de perda precoce de dentes de leite.
Por: Odontoplan Especialidades