
Cosmética odontológica: cremes dentais clareadores; fitas clareadoras; enxaguantes clareadores; cremes dentais que fortalecem o esmalte; enxaguantes que recolocam minerais nos dentes; fio dental com cera e sem cera; mais espesso; escovas de cerdas duras; macias ou ultra macias, enfim, uma infinidade de produtos que nem mesmo os fabricantes conseguem ao certo dizer para que servem.
Como saber o que comprar e o que usar sobre cosmética odontológica ?
Muitos desses produtos que o mercado oferece como solução mágica aos problemas bucais não funcionam exatamente como o prometido, alguns outros são bastante eficaz naquilo que prometem. A dica mais valiosa que podemos dar nesse segmento é: acredite na propaganda, desconfiando.
Caso fosse possível resolver a perda de esmalte dos dentes por meio de cremes dentais específicos, esse tratamento seria feito no consultório ou prescrito pelo cirurgião-dentista, logo essa reposição de esmalte é um mito, no entanto a grande maioria dos cremes dentais que existe no mercado fornece proteção ao esmalte dentário contra as cáries.
Outro grande mito são os cremes dentais clareadores. Esses produtos têm uma grande quantidade de abrasivos e muito pouco princípio ativo clareador. Na realidade eles acabam fazendo uma abrasão superficial do esmalte dentário, mas podem, também, provocar lesões de gengiva, portanto o seu uso é bem duvidoso.
Muitas propagandas de enxaguantes orais colocam esses produtos como verdadeiros milagres. Porém sabemos que a única forma eficaz de limpar os dentes é com a escova dental. Sendo assim os enxaguantes bucais são apenas um reforço, não devendo ser entendidos como substitutos da escova. Seu uso indiscriminado pode ainda mascarar alguns problemas bucais.
De modo geral pode se dizer que para realizar a higiene oral precisa-se de uma escova com cerdas macias ou ultra macias (quanto mais macia melhor), um creme dental com flúor e fio dental, munido dessas 3 ferramentas é possível realizar uma excelente higiene. Não existe creme dental melhor ou pior, mas devemos estar atentos quando a presença de flúor e o fio dental correto é aquele que melhor se adapta ao paciente.
Por: Odontoplan Especialidades