
1) Flúor
Na composição de qualquer tipo ou marca de creme dental, o principal componente que se deve procurar é o flúor. Este é o principal responsável na prevenção da doença cárie, pois ajuda na manutenção do Ph da cavidade bucal. A pasta de dentes com flúor é indicado em todas as idades, desde a erupção do primeiro dente em um bebê, mudando apenas a quantidade a ser utilizada.
2) Abrasividade
O creme dental abrasivo, de fato, auxilia na limpeza dos dentes, removendo pigmentações decorrentes de alimentação ou hábitos que acabam por escurecer os dentes. Porém, este pode acabar machucando a gengiva, ocasionando retrações gengivais e desgastes dentários, aumentando a chance de sensibilidade. O que é importante salientar também, é que estes não funcionam como um agente clareador, não substituindo o clareamento dentário realizado em consultório odontológico. Consulte seu dentista que saberá lhe orientar.
3) Creme dental para sensibilidade
A sensibilidade acontece quando pequenos canalículos ficam expostos, por exemplo, quando há retração gengival, deixando a raiz do dente exposta, levando a desconfortos, principalmente ao frio.
Pastas de dentes específicas com compostos químicos apropriados para estes casos irão auxiliar o fechamento destas entradas, amenizando a sensibilidade.
4) Creme dental junto com escova dental
A escova é a verdadeira responsável pela remoção da placa bacteriana, mas o creme dental irá servir como um ótimo coadjuvante, pois está comprovado cientificamente sua importância para garantir a limpeza e o polimento dental.
Não se esqueça: A escova, pasta de dente e o fio dental, juntos, são imprescindíveis para manter a saúde bucal.
5) Quantidade de creme dental na escova
Muito creme dental resulta em muita espuma, o que dificulta a visualização para correta escovação dos dentes. O ideal é usar a pasta de dente em pequenas quantidades. O tamanho de uma ervilha é suficiente. Não exagere.
Na dúvida, consulte seu dentista. Ele saberá qual o produto ideal e qual pasta apresenta os componentes que atenderão suas necessidades, indicando o melhor creme dental para você.
Por: Dra. Adriana Santos Ortiz
– CRO-RS 21655
– Cirurgiã-Dentista
– Especializada em Odontopediatria