
A gengivite é uma inflamação gengival decorrente do acúmulo de placa nos dentes. O qual causa uma resposta inflamatória do tecido de suporte (gengiva). O quadro inicial é uma leve inflamação que deixa a gengiva vermelha, lisa, brilhosa e edemaciada (inchada). Esse quadro, quando instalado, deixa o tecido gengival sangrante ao menor toque, sendo esse o sintoma mais presente da gengivite.
A gengivite é o primeiro sinal de que algo está errado com os tecidos de suporte dos dentes, que são a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. Quando não se dá atenção devida a um quadro de gengivite, este pode evoluir. A placa bacteriana, que causa essa inflamação gengival, pode contaminar o espaço subgengival e provocar a infecção dos outros tecidos de suporte dos dentes (osso alveolar e ligamento periodontal), dando origem a um quadro de doença periodontal.
Atenção ao sangramento das gengivas
Caso note sangramento ao escovar os dentes, ao passar fio dental, ao morder frutas como maçã ou pêra; caso perceba suas gengivas com um aspecto vermelho e liso; caso tenha mau hálito; você pode estar com uma gengivite instalada e, o ideal, é procurar um cirurgião dentista. A gengivite é relativamente simples de ser tratada: através de uma profilaxia profissional acompanhada de uma boa orientação de higiene oral, que deve ser seguida em casa, geralmente resolvem o quadro. Visitas periódicas ao cirurgião dentista representam uma medida eficaz na prevenção dessa doença gengival.
Na Odontoplan contamos com uma equipe preparada e capacitada para elucidar qualquer dúvida sobre esse assunto. Bem como para tratar um quadro já instalado, ou ainda planejar um programa de manutenção periódica para que se possa prevenir a instalação dessa inflamação gengival.
Por: Odontoplan Especialidades