
Não existe felicidade maior para os pais do que ver suas crianças sorrindo. Mais do que proporcionar momentos de alegria, os pais também são uma peça chave na hora de garantir um sorriso bonito e saudável aos pequenos. Além de incentivar hábitos saudáveis, como a escovação e alimentação, os pais devem servir de exemplo para estes hábitos.
É importante, também, contar com profissionais qualificados para realizar consultas de prevenção e de tratamento (se necessário), garantindo que o sorriso das crianças seja bonito e saudável durante toda a vida. Este profissional é o Odontopediatra, capacitado ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes, qual possui maior tato e compreensão destes, que muitas vezes se apresentam amedrontados ou, até mesmo, traumatizados por tratamentos anteriores.
Importância do odontopediatra
Os dentes de leite (decíduos), por mais que sejam substituídos na fase adulta, possuem uma grande importância para o surgimento dos dentes permanentes. Além de serem responsáveis pela mastigação e a fala das crianças, os dentes de leite também realizam a manutenção do espaço para que os dentes permanentes possam surgir de forma saudável.
Dentes de leite cariados ou até perdidos precocemente durante a infância trazem consequências negativas para os dentes permanentes que vão desde manchas, até a alteração do espaço da boca, que acaba prejudicando a
mordida. Levar os filhos a um odontopediatra, portanto, pode prevenir uma série de problemas bucais e complicações na fase adulta.

O papel dos pais
Os pais tem papel fundamental na estimulação de hábitos saudáveis da criança, e estes, devem servir de espelho para os pequenos. É importante que as orientações recebidas na consulta odontológica sejam colocadas em prática em casa, e esta cobrança, será dever dos responsáveis, bem como realizar a higiene bucal em crianças até 6 anos de idade, devido a falta de coordenação motora, e acompanhar e verificar a escovação dos maiorezinhos.
Quando levar as crianças ao dentista
É recomendável que os cuidados odontológicos se iniciem desde a gestação, para que a futura mãe seja orientada sobre hábitos alimentares e também de higiene.
O odontopediatra está capacitado para lidar também com crianças de todas as idades. A primeira consulta após o nascimento pode ser feita logo nos primeiros seis meses de vida, antes mesmo dos dentinhos aparecerem.
Não espere seu filho sentir dor. Contar com o auxílio de um odontopediatra pode fazer toda a diferença no presente e no futuro. Sem choros, sem drama e com muitos sorrisos!
Por: Odontoplan Especialidades